Sistema de mensageiria instantanea

Índice

Sessões de chat

CHAT.CAD_SESSOES_CHAT

Descrição

Interface para manutenção de Sessão de chat

Campos:

Número utilizado para identificar a atividade. Na maioria das vezes este número é gerado automaticamente de forma sequencial.
Breve descrição do porque está requisitando o atendimento.
Data e hora em que a sessão foi criada.
Data e hora em que a sessão foi encerrada.
Título dado para a atividade.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Situação da sessão.
  • Finalizada - A sessão já foi encerrada (todos os usuários saíram ou expirou a conexão)
  • Iniciada - Pelos menos duas pessoas já trocaram mensagens;
  • Pendente - Apenas um usuário se encontra na sessão.
Lista contendo o nome das pessoas que participaram da conversação. Esta lista é automaticamente populada pelo sistema e é composta por um nome em cada linha. A lista mantém a ordem com que as pessoas acessaram (o primeiro nome é quem iniciou o chat).
Código (hash) da licença
Propriedades que um chat possa ter, tais como p.ex: email do usuário, telefone do usuário, tela de origem que originou o chat e etc, o formato seguido será Java Properties
Indica o tipo de sessão. Ex: ATENDIMENTO.
Histórico com todas as mensagens realizadas na sessão.
Nome dado para identificar a área. Exemplo: Emissão de documentos fiscais, Tributação, Contas a pagar/receber, Vendas, Administrativo, etc.
Nome dado para identificar o motivo do atendimento. Exemplos:
  • Erro
  • Dúvida
  • Problema
  • Demanda
  • Performance
  • Infra
Nome dado para identificar o diagnóstico.
Título dados para identificar o resultado do atendimento.
Quantidade de mensagens na sessão do chat. Considera apenas mensagens de pessoas. Este atributo, bem como os demais atributos estatísticos da sessão são atualizados apenas no encerramento da sessão.
Tempo em segundos entre o usuário entrar no atendimento e a primeira mensagem do atendente. Este tempo deverá considerar o horário de atendimento, definido no respectivo tipo de chat (se houver).
Ex: Se o cliente entrar às 8:10, e for atendido às 8:33, então será considerado 3 minutos pois o tempo será contado apenas a partir das 8:30

Este tempo será nulo se não houve um atendente.
Maior tempo em segundos entre duas mensagens da sessão.
Tempo total entre a primeira e ultima mensagens da sessão (considera apenas mensagens de pessoas).
Utilizado para calcular o tempo médio entre as respostas.
Tempo médio em segundos entre as mensagens da sessão. Calculado atraves da fórmula:
TEMPO_MEDIO_MENSAGENS = TEMPO_TOTAL_SESSAO / (NUMERO_MENSAGENS - 1)
Chave de identificação da sessão gerada automaticamente quando a sessão é criada.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:

Regras

Preencher histórico

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"