Gestão das contas-correntes

Índice

Lançamentos em contas correntes

CAIXAS.CAD_LANCAMENTOS_CONTAS_CORRENTES

Descrição

Manutenção de lançamentos das contas correntes.

O saldo do dia anterior somente será apresentado se for selecionada uma única conta-corrente.

Comentário
Sugere-se definir um valor padrão para a data inicial do período a fim de evitar o travamento da consulta caso a quantidade de lançamentos existentes ser muito grande, dificultando a apresentação da consulta.
Para definir a data inicial do período com a data atual do sistema, pode-se configurar a preferência:
CAIXAS.CAD_LANCAMENTOS_CONTAS_CORRENTES.QUERY.DATA_REALIZADA.DEFAULT_QUERY_VALUE
com o valor
[SYSDATE]|b|
Ver também:

Atenção
A coluna Saldo na listagem em tela somente será apresentada se:
  • For informada somente uma conta corrente / caixa e um período de movimento na pesquisa, e
  • A ordenação da lista não seja alterada.

Com qualquer outra combinação de opções na consulta não será apresentada a coluna Saldo.

A configuração da ordenação padrão para o bloco deve ser exatamente igual a data_realizada, ordem nulls last, id (recurso avançado).

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Lançamentos nas contas correntes:

Campos:

Data realizada (ou planejada) do lançamento.
Nome dado para identificar a conta-corrente (caixa).

As opções de conta-corrente oferecidas dependem dos acessos que o usuário tem às mesmas. Por padrão, o usuário terá acesso apenas às seguintes opções:
  • Contas-correntes que não tem restrição de usuários e que são de um dos estabelecimentos ativos que o usuário tem acesso.
  • Contas-correntes para as quais foi configurado que o usuário tem acesso do tipo "Administrar", "Lançar" ou "Consultar".
Na tela de inclusão, o usuário poderá informar apenas caixas que ele administra ou que pode lançar.

Código ou identificação do histórico.
Indica o estabelecimento ao qual este lançamento está vinculado. Este atributo permite criar lançamentos que serão contabilizados gerencialmente em um estabelecimento diferente do informado na conta-corrente. Isso pode ocorrer, por exemplo, em cenários como um estabelecimento MATRIZ paga por despesas de uma FILIAL ou vice-versa.

Caso o estabelecimento não esteja informado, o sistema assume um conforme os critérios abaixo:
  • Caso o lançamento seja originado por um movimento financeiro (através de um título), o sistema assume o estabelecimento definido para este movimento.
  • Caso o lançamento não seja originado por um movimento financeiro, o sistema assume o estabelecimento da respectiva conta-corrente.


O valor do lançamento pode ser desmembrado em diferentes estabelecimentos. Ver: Desmembramento gerencial dos valores de um lançamento.

Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Nome dado para identificar a conta-corrente (caixa).

As opções de conta-corrente oferecidas dependem dos acessos que o usuário tem às mesmas. Por padrão, o usuário terá acesso apenas às seguintes opções:
  • Contas-correntes que não tem restrição de usuários e que são de um dos estabelecimentos ativos que o usuário tem acesso.
  • Contas-correntes para as quais foi configurado que o usuário tem acesso do tipo "Administrar", "Lançar" ou "Consultar".
Este campo á apresentado apenas para operações de transferência e indica o caixa/conta-corrente para onde o valor será transferido. As opções apresentadas são apenas os caixas que o usuário tem acesso de Administrar, Lançar ou Transferir conforme definido na guia "Usuários" (Acessos a conta corrente) da interface Contas correntes / caixas).
Este campo á apresentado apenas para operações de transferência e indica a conta gerencial que será utilizada para o caixa/conta-corrente para onde o valor será transferido
Indica que o lançamento ainda não se concretizou. Trata-se apenas de um lançamento planejado (agendado).
Quando marcado, o usuário terá de informar a data e o valor planejados.
Quando desmarcado, o usuário terá de informar a data e o valor realizados.
Caso este campo seja desativado nas configurações da interface, os campos de valor e data tanto planejado como realizado serão apresentados na tela.
Se não houver necessidade de fazer lançamentos "planejados", então sugere-se que se faça a seguinte configuração:
  • Não apresentar os campos "Planejado", "Data planejada" e "Valor planejado".
  • Tornar obrigatório os campos "Data do movimento" e "Valor realizado".
Data do movimento de débito ou crédito efetivo na conta corrente.

Se o movimento tem LANCAMENTO_ID nos movimentos financeitos e DATA_MOVIMENTO for alterado e estiver diferente da DATA_REALIZADA do respectivo lançamento a DATA_REALIZADA deste lançamento será atualizada pela DATA_MOVIMENTO.
A data de competência é utilizada nos relatórios de resultados por regime de competência, normalmente atribuída a data em que a receita ou despesa foi adquirida (fato gerador).
Caso não informada, a data de competência é automaticamente preenchida pela data de realização do movimento.
Data planejada para realização do movimento de débito ou crédito na conta corrente.
Campo livre para determinar a ordem de apresentação dos lançamentos dentro de uma mesma data. Esta campo facilita a conciliação bancária.
Moeda que originou o valor do lançamento. Por padrão, o sistema irá sugerir sempre a moeda da conta-corrente selecionada. Se o usuário escolher outra moeda, o sistema irá pedir para que sejam informados os valores de origem e a(s) respectiva(s) taxas de conversão cambial.
Para lançamentos originados em moedas diferentes, o valor original informa o valor na moeda de origem. Quando este atributo estiver informado, o atributo "Moeda de origem" também deve estar informado.

Exigido no caso de lançamentos originados de valores em moeda diferente da moeda da conta-corrente. Nestes casos, os atributos "Valor de origem", "Moeda de origem", "Taxa de cambio" devem ser informados e serão utilizados para calcular o valor efetivo do lançamento (na moeda da conta-corrente).

A taxa de cambio refere-se ao fator necessário para converter o valor realizado na moeda padrão do sistema. Quando a moeda padrão do sistema for igual à moeda da conta-corrente, então a taxa de cambio é "1".

VALOR_REALIZADO = VALOR_ORIGEM * TAXA_CAMBIO_ORIGEM / TAXA_CAMBIO

Exemplos:
R$ 1625 = US$ 500 * 3,25 / 1
US$ 153,85 = R$ 500 * 1 / 3,25
Taxa de cambio da moeda do valor de origem (caso necessário).

A taxa de cambio da origem refere-se ao fator necessário para converter o valor de origem na moeda padrão do sistema. Quando a moeda de origem for igual à padrão do sistema, então a taxa de cambio de origem é "1".

VALOR_REALIZADO = VALOR_ORIGEM * TAXA_CAMBIO_ORIGEM / TAXA_CAMBIO

Exemplos:
R$ 1625 = US$ 500 * 3,25 / 1
US$ 153,85 = R$ 500 * 1 / 3,25
Determina o tipo de lançamento.
  • Crédito - Os lançamentos são créditos no caixa.
  • Débito - Os respectivos lançamentos são débitos de caixa.
  • Transferencia - O lançamento é uma transferencia entre caixas.
Valor que foi efetivamente realizado. Este valor é expresso na moeda da conta-corrente. Quando o valor for originado em moeda diferente, o valor de origem, moeda de origem e as taxas de cambio deverão ser informadas.
Valor planejado para o lançamento. Utilizado para representar lançamentos previstos para análises de fluxo de caixa.
Data em que o lançamento foi registrado/incluído no sistema.
Informa a situação que se encontra este lançamento.
  • A pagar - O lançamento é um débito planejado.
  • A receber - O lançamento é um crédito planejado.
  • Pago - O lançamento é um débito já efetuado.
  • Recebido - O lançamento é um crédito recebido.
Indica que o valor foi recebido/pago de/para uma determinada pessoa (física ou jurídica)
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Documento de identificação da pessoa física ou jurídica.
Informa o número do documento que foi utilizado para registrar o lançamento.
DEPRECIADO!!! - EstE atributo não é mais utilizado.
Informa qual o tipo de documento usado para o lançamento.
  • Boleto
  • Cheque
  • Espécie
  • Vale
Descrição dada para o lançamento.
Complemento ou informações adicionais do histórico do movimento financeiro do título. P.ex.: NF DE DEVOLUÇÃO Nº 166755, PG CX DA EMPRESA, nome do banco onde o título foi pago, etc.
Moeda padrão para o caixa. Os lançamentos podem ser feitos em outras moedas, porém, nestes casos, serão convertidos para a moeda padrão do caixa.
Moeda padrão para o caixa. Os lançamentos podem ser feitos em outras moedas, porém, nestes casos, serão convertidos para a moeda padrão do caixa.
Valor de crédito
Valor de débito
Valor do lançamento.
Saldo da conta corrente após cada lançamento. Este campo somente é apresentado na listagem se:
  • a interface estiver sendo filtrado somente por caixa e data;
  • a ordenação estabelecida for a padrão para o bloco (data_realizada e ordem).
Utilizado para realizar a pesquisa pelo número do título.
Permite filtrar os lançamentos pelo número do respectivo título.
Tipo de título financeiro.
A alteração do tipo de título somente poderá ser executado em títulos com a situação "Manutenção".
Ex:
  • ESPÉCIE
  • DUPLICATA
  • FATURA
  • RECIBO
  • NOTA PROMISSÓRIA
  • NFE
  • NFS
  • CF
  • DEPÓSITO
  • PIX
  • TED
  • DOC
  • DARF
Número do título.

Se o título estiver em manutenção e a preferência FINANC.TITULOS.NUMERAR_EM_MANUTENCAO for "S", o titulo será numerado conforme o campo Número do título do tipo de titulo estiver configurado.
Sequência do título (0, 1, 2, 3, 4, 5, ..., N).
A sequência 0 (zero) normalmente é indicada para título único, ou seja, não existem outros títulos com a mesma numeração considerando o estabelecimento, tipo do título e fornecedor (a pagar) ou estabelecimento (a receber).
A sequência 0 (zero) também é indicada para título antecipado ("entrada") e a numeração da sequência dos demais títulos do plano de pagamento será iniciada em 1 (um). P.ex.: DINHEIRO = 0, BOLETO = 1, DUPLICATA = 2.
A sequência deve ordenar os títulos de uma fatura, conforme as ordens de vencimento das parcelas (duplicatas).
Mesmo havendo tipos de títulos diferentes no parcelamento de um plano de pagamento (p.ex.: parcela 1 = BOLETO, parcela 2 = DUPLICATA) o número do título poderá ser igual ao pedido ou documento que originaram os títulos, mas a sequência de cada título será gerado conforme o número da parcela, no caso, BOLETO = sequência 1 e DUPLICATA = sequência 2.
Data em que o título foi passado para situação de "Aberto". A edição do título deve ser bloqueada.
Apesenta o valor movimentado no título quando o valor do lançamento for zero. Nos outros casos, repete o valor do lançamento.
Documentos vinculados ao titulo do movimento financeiro.
A preferência CAIXAS.CAD_LANC_CAIXA_CONTAS_CORRENTES.INCLUIR_SOMENTE_MODELO determina se devem ser apresentados apenas documentos fiscais ou não.
Documentos vinculados ao lançamento
Número do título.

Se o título estiver em manutenção e a preferência FINANC.TITULOS.NUMERAR_EM_MANUTENCAO for "S", o titulo será numerado conforme o campo Número do título do tipo de titulo estiver configurado.
Quando informado, indica os elementos que serão utilizados para desmembrar o valor do lançamento. Quando o desmembramento é marcado, o sistema apresenta uma guia extra onde o usuário poderá informar o desmembramento do valor em diferentes contas gerenciais, centros de custo, projetos, estabelecimentos, etc.

Ver: Desmembramento gerencial dos valores de um lançamento.
  • Conta gerencial
  • Centro de custo
  • Estabelecimento
  • Pedido
  • Projeto
  • Histórico - Desmembramento por históricos de movimentação do título
Conta contabil
Conta gerencial "completa" utilizada como facilitadora para pesquisas das contas.
Apresenta a conta pai da conta gerencial do lançamento.
Relacionamento com uma conta pai, permitindo assim agregar várias contas contábeis.
Calculado automaticamente da mesma forma que o código da conta, porém utiliza um número fixo de dígitos para cada nível e é utilizado para a correta ordenação dos registros.
Ex:
  • 001
  • 001.001
  • 001.002
  • 001.002.001
  • 002
Centro de custo para o qual deseja-se vincular este lançamento

Ver também: Desmembramento gerencial dos valores de um lançamento.
Ex:
  • ESTOQUE
  • PRODUÇÃO
  • ADMINISTRATIVO
  • VENDAS
Quando informado, indica que o lançamento está relacionado a uma despesa (ou receita indireta) de um pedido. Esta informação permite, entre outros, indicar despesas realizadas no processo de execução do pedido.
Caso o valor integral do título tenha que ser desmembrado/dividido entre vários pedidos, marque "Pedido" no campo de desmembramento do título e informe todos os pedidos relacionados e os respectivos valores a serem considerados na guia "Desmembramento".
Nome global da atividade é determinado no tipo de atividade no campo PROJET.TIPOS_ATIVIDADES.SCRIPT_ATIVIDADE_GLOBAL.
Título dado para a atividade.
Chave de identificação única da conta orçada para o projeto, formada pelo código estruturado, seguido de sua descrição e seguido de número do projeto entre parênteses.

Conta gerencial contábil para o lançamento, neste caso obrigatoriamente a conta conta
Calculado automaticamente da mesma forma que o código da conta, porém utiliza um número fixo de dígitos para cada nível e é utilizado para a correta ordenação dos registros.
Ex:
  • 001
  • 001.001
  • 001.002
  • 001.002.001
  • 002
Texto livre para descrever o item do orçamento.
Histórico utilizado para a movimentação contábil, quando não informado é utilizado o existente no histórico do lançamento.
Histórico do movimento contábil
Ex:
  • Transferência bancária
  • Impostos
  • Tarifas bancárias
Identificação da conta contábil para o lançamento.
Identificação da conta contábil para o lançamento.
Ex:
  • 1.1
  • 1.2.3
  • 1.2.4.4
Código contábil reduzido para ser usado nas operações contábeis
Título da conta contábil.
Ex:
  • Ativo
  • Caixa
  • Circulante
  • ICMS
Relacionamento com o plano de contas
Tipo de contabilização e/ou escrituração que deve ser utilizada para o lançamento
  • Automático - Os registros de contabilização são gerados automaticamente utilizando as regras existentes no plano de contas do estabelecimento.
  • Manual - Os registros de contabilidade são manuais, neste caso não é utilizados as regras existentes no plano de contas.
Texto opcional para acrescentar observações ao lançamento.
Registro de lançamento foi conciliado
Data do movimento.
Nome do arquivo que foi importado
Arquivos anexos para o lançamento, tais como cópia do comprovante, boleto, etc.
Permite informar um número de vezes que o lançamento será repetido. A repetição será mensal (30 dias)
  • Apenas esse registro
  • Semanalmente
  • Mensalmente
Valor padrão: 01
Indica quantas vezes este lançamento deve ser repetido.
Usuário que incluiu o lançamento. Caso não informado deve ser utilizado o log.
Data de inclusão do lançamento. Caso não informado deve ser utilizado o log.
Último usuário a alterar o lançamento.
Data e hora da última alteração (ou inclusão) no lançamento.
Número sequencial automático para identificar os lançamentos realizados no sistema.
Apresenta informações sobre os títulos vinculados ao lançamento.
A apresentação dessas informações pode ser modificada através do script da preferência CAIXAS.CAD_LANCAMENTOS_CONTAS_CORRENTES.SCRIPT_TITULOS_VINCULADOS.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Comportamento:Topo

Pesquisa simples (SEARCH)

Campos utilizados para pesquisa genérica
Topo

Clonar

Clonar o registro, criando outro igual, e abriando a tela de edição dele.
Topo

Relatório de caixa

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:
Comportamento:Topo

Realizar transferência automáticas

Realizar transferência automáticas entre a conta corrente e a conta vinculada.

Dúvidas frequentes

  • Como ajustar o saldo da conta corrente/caixa do Eligo quando houver diferença dos valores no caixa real?
  • Configurações

    CAIXAS.CAD_LANCAMENTOS_CONTAS_CORRENTES.HABILITAR_MOEDA_ORIGEM

    Habilitar o uso de moeda de origem

    Quando ativo, a interface permite incluir um valor de origem do lançamento em outra moeda (diferente da moeda corrente).
    Neste caso, ao incluir um lançamento, a moeda de origem é apresentada com a moeda da conta-corrente. Se o usuário optar por uma moeda diferente, o sistema apresenta e exige o preenchimento dos valores e taxas de origem.

    Tipo: FLAG

    CAIXAS.CAD_LANCAMENTOS_CONTAS_CORRENTES.SCRIPT_TITULOS_VINCULADOS

    Apresentação dos títulos vinculados ao lançamento

    Script para configuração da apresentação dos títulos vinculados ao lançamento.

    Tipo: SOURCE_CODE

    Valor padrão: item titulo text, label='Título'; item data_conclusao date, label='Emissão'; item valor decimal_value, label='Valor'; item observacoes text_long, label='Observações'; item tipo_operacao opcao, label='Operação', options='P=Pagar,R=Receber,T=Terceiros'; item data_vencimento date, label='Vencimento'; item data_pagamento date, label='Pagamento'; item pessoa upper, label='Cliente/Fornecedor'; item nome_completo upper, label='Nome completo'; item saldo decimal_value, label='Saldo'; item situacao opcao, label='Situação', options='A=Aberto,B=Baixado,C=Cancelado, L=Liquidado,M=Manutenção,N=Negociado,P=Incobrável,PM=Programado, PR=Previsto,Q=Bloqueado,R=Liquidado parcialmente,V=Enviado'; item link text_html, label='Link'; select t.titulo , t.data_conclusao , t.data_vencimento , t.data_pagamento , t.valor , t.saldo , t.situacao , t.observacoes , t.tipo_operacao , p.pessoa , p.nome_completo , case when t.tipo_operacao='P' then '' || t.titulo || '' when t.tipo_operacao='R' then '' || t.titulo || '' end as link from movimentos_financeiros mf join lancamentos l on l.id = mf.lancamento_id join titulos t on t.id = mf.titulo_id join tipos_titulos tpt on tpt.id = t.tipo_titulo_id join pessoas p on p.id = l.pessoa_id where mf.lancamento_id = ${lancamento_id} group by link , t.data_conclusao , t.observacoes , t.valor , t.titulo , t.situacao , t.tipo_operacao , t.data_vencimento , t.data_pagamento , p.pessoa , p.nome_completo , t.saldo union select t.titulo , t.data_conclusao , t.data_vencimento , t.data_pagamento , t.valor , t.saldo , t.situacao , t.observacoes , t.tipo_operacao , p.pessoa , p.nome_completo , case when t.tipo_operacao='P' then '' || t.titulo || '' when t.tipo_operacao='R' then '' || t.titulo || '' end as link from movimentos_financeiros mf join lancamentos l on l.id= mf.lancamento_id join titulos t on t.id = mf.titulo_id join tipos_titulos tpt on tpt.id = t.tipo_titulo_id join pessoas p on p.id = l.pessoa_id where l.id = ${lancamento_id}

    Regras

    Ajustar autocomplete Contas Orçadas

    Restringe as contas orçadas conforme o projeto informado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar todos"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

    Ajustar autocomplete da conta gerencial

    Ajustar o autocomplete da conta gerencial para apresentar apenas as contas do plano de contas gerencial do estabelecimento informado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"

    Ajustar campos conforme agendamento

    Caso o usuário indicar que se trata de um agendamento, ajustar os campos de data/valor planejado/previsto

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Planejado" do formulário "Novo"

    Ajustar campos conforme caixa

    Ao informar o caixa, informar a moeda.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Conta-corrente" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Conta corrente" do formulário "Novo"

    Ajustar campos conforme histórico

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Histórico" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Histórico" do formulário "Novo"

    Ajustar campos conforme moeda

    Se for a mesma moeda da conta-corrente, não deve apresentar os campos de valor e taxa de origem.
    Se for outra moeda, pedir pelo valor de origem e as cotações de cambio relacionadas e ajustar os respectivos labels.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Moeda do lançamento" do formulário "Novo"

    Ajustar repetição conforme tipo

    Label da número de repetição depende do tipo e será vazio, Meses ou Semanas.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Repetir" do formulário "Novo"

    Ajustar tipo de documento

    Abre para informar o tipo de documento quando informar um documento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
    • Quando o usuário clica em uma tecla campo "Documento" do formulário "Alterar"
    • Quando o usuário clica em uma tecla campo "Documento" do formulário "Novo"

    Ajustar visibilidade data competência

    Somente apresentar o campo de data de competência se o lançamento não possuir um título vinculado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Ajustar visibilidade do saldo

    A coluna saldo na listagem só é apresentada se:

    • filtrado somente por caixa e data;
    • A ordenação estabelecida for a ordenação padrão para o bloco.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"

    Apresentar documentos da pessoa

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha eletrônica"

    Apresentar documentos vinculados ao lançamento

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha eletrônica"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Relatório de caixa"

    Apresentar link para título

    Apresentar o link para o título
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

    Apresentar pessoa

    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Pessoa" do formulário "Novo"

    Apresentar saldo agrupado somente na lista agrupada

    Apresentar saldo agrupado somente na tela agrupado caso for lista não deve apresentar esta informação.


    Coluna saldo deve ser apresentada apenas se:
    • Uma única conta-corrente está filtrada;
    • Não existe nenhum outro filtro além da data do movimento;
    • Ordenação segue a ordem padrão da interface.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"

    Atualizar saldo

    Quando o saldo inicial (anterior) está nulo, ele é calculado da seguinte forma:
    • Pega o caixa que está sendo filtrado
    • Pega a data inicial que está sendo filtrada e retrocede 1 dia
    • Busca o primeiro saldo diário de caixa igual ou anterior a esta data.
    • No caso da operação LIST, informa o saldo anterior em um texto avulso antes da lista dos valores.
    • No caso da operação REPORT, inclui uma linha com os dados do saldo anterior.

    Depois, acumula o valor ao saldo inicial e preenche a coluna de saldo com este valor.

    Saldo inicial deve ser apresentada na list apenas se:
    • Uma única conta-corrente está filtrada;
    • Não existe nenhum outro filtro além da data do movimento;
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha eletrônica"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Relatório de caixa"
    • Antes de cada registro da lista agrupada formulário "Listar"

    Calcular valores

    Caso informar valor de origem e/ou taxas de cambio, calcular o valor do lançamento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Taxa de cambio da origem" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Taxa de cambio" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Valor de origem" do formulário "Novo"

    Filtrar contas correntes

    Adiciona filtro para contas correntes baseado nos usuários cadastrados para a conta.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Filtrar por campos

    Utilizado para realizar pesquisa pelos campos tipo de título e número do título.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Forçar desmembramento

    Força a entidade a processar os desmembramentos.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Incluir o filtro dos lançamentos para estabelecimento

    Não deve ser apresentado movimentos de estabelecimentos que o usuário não possui acesso.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Limpar conta gerencial

    Quando alterado o estabelecimento deve-se limpar o campo conta gerencial
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"

    Ocultar campo de plano de contas

    Ocultar o campo de plano de contas
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Popular campo de contas contábeis

    Popular o campo de contas contábeis
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Popular contas para tranferência

    Popula o campo "transferir para" com as contas que o usuário tem direito de acesso.

    Quando selecionado um histórico de transferência, não será apresentada como opção a mesma conta utilizada na "conta corrente" selecionada.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Conta-corrente" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Conta corrente" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Histórico" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Histórico" do formulário "Novo"

    Popular estabelecimentos

    Popular os estabelecimentos baseados nas contas que o usuário tem acesso.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Pesquisar"

    Popular projeto

    Popula o projeto quando somente existir um projeto utilizando a conta corrente informada.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Conta corrente" do formulário "Novo"

    Popular títulos vinculados

    Apresenta informações do(s) título(s) vinculados(s) ao lançamento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

    Preencher plano de conta

    Quando preenchido a conta contábil, deve ser preenchido o plano de contas padrão do estabelecimento
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Código reduzido" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Conta contábil" do formulário "Novo"

    Repetir lançamentos

    Quando informado uma regra de repetição, executa-la conforme indicado pelo usuário.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Restringir caixas que o usuário pode incluir

    Na tela de inclusão, o usuário poderá informar apenas caixas que ele administra ou que pode lançar.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"

    Salvar conta gerencial destino

    Caso o lançamento tenha sido de uma transferência, e uma conta-gerencial-destino tenha sido informada, então o sistema altera a conta gerencial do lançamento destino.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Sugerir estabelecimento

    Na inclusão (avulsa), sugere o estabelecimento definido na respectiva conta-corrente.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Conta corrente" do formulário "Novo"

    Veja também