Gestão das contas-correntes

Índice

Lançamentos nos caixas (OBSOLETO)

CAIXAS.CAD_LANC_CAIXA_CONTAS_CORRENTES

Descrição

Atenção
ESTA INTERFACE ESTA OBSOLETA E FOI SUBSTITUÍDA PELA CAIXAS.CAD_LANCAMENTOS_CONTAS_CORRENTES.

Esta funcionalidade apresenta a informação de saldo (créditos - débitos) na lista agrupada da tela de lançamentos de caixa.

Campos:

Conta corrente (caixa) onde o lançamento deve ser executado. Apenas as contas relacionadas a estabelecimentos que o usuário tem acesso são apresentadas como opção.
Data planejada ou realizada para o lançamento
Código ou identificação do histórico.
Descrição do histórico.
Ex:
  • PAGAMENTO DE JUROS
  • RECEBIMENTO
  • DESCONTO
  • ADIANTAMENTO DE CLIENTE
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Campo livre para determinar a ordem de apresentação dos lançamentos dentro de uma mesma data. Esta campo facilita a conciliação bancária.
Caixa a qual deve ser transferido o valor.
Informa o número do documento que foi utilizado para registrar o lançamento.
Descrição dada para o lançamento.
Permite informar um número de vezes que o lançamento será repetido. A repetição será mensal (30 dias)
  • Apenas esse registro
  • Semanalmente
  • Mensalmente
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Número do título.

Se o título estiver em manutenção e a preferência FINANC.TITULOS.NUMERAR_EM_MANUTENCAO for "S", o titulo será numerado conforme o campo Número do título do tipo de titulo estiver configurado.
Indica quantas vezes este lançamento deve ser repetido.
Domínio primitivo para representar/implementar atributos do tipo texto.

Propriedades (format)


text-transform

  • uppercase: Transforma o texto para letras maiusculas
  • lowercase: Transforma o texto para letras minúsculas
  • capitalize: Primeiras letras em maiúscula
  • ascii7: Ajusta acentos, cedilhas e outros caracteres especiais para caracteres básicos
  • trim: Remove espaços extras no início e no fim do texto.

ellipsis-in

Indica que deve apresentar apenas "N" primeiros caracteres. Se existir um quarto caractere, será apresentado "..." e se o usuário passar o mouse sobre o campo, o valor completo será apresentado

ellipsis-at

Indica que deve apresentar todos os caracteres até o caractere incluído como parâmetro. Se o caractere informado não for encontrado, então mostra todo o conteúdo. Se ocorrer algum caractere depois, será apresentado "..." e se o usuário passar o mouse sobre o campo, o valor completo será apresentado.

OBS: Se ambas propriedades forem utilizadas ao mesmo tempo, apresenta até o caractere "X" limitando a "N" caracteres.

validações

  • accept-digit:S/N = define se aceita ou não digitos
  • accept-alpha:S/N = define se aceita caracteres alfabeticos
  • accept-special:S/N = define se aceita caracteres especiais
  • min-length: = define a quantidade minima de caracteres
  • max-length: = define a quantidade maxima de caracteres
Notas fiscais ou não ficais vinculadas ao titulo do movimento financeiro
Nome da moeda no singular. Necessário para transcrever adequadamente um valor em extenso.
Tipo de título financeiro.
A alteração do tipo de título somente poderá ser executado em títulos com a situação "Manutenção".
Ex:
  • ESPÉCIE
  • DUPLICATA
  • FATURA
  • RECIBO
  • NOTA PROMISSÓRIA
  • NFE
  • NFS
  • CF
  • DEPÓSITO
  • PIX
  • TED
  • DOC
  • DARF
Valor de crédito
Determina o tipo de lançamento.
  • Crédito - Os lançamentos são créditos no caixa.
  • Débito - Os respectivos lançamentos são débitos de caixa.
  • Transferencia - O lançamento é uma transferencia entre caixas.
Valor de débito
Data planejada para realização do movimento de débito ou crédito na conta corrente.
Saldo
Data do movimento de débito ou crédito efetivo na conta corrente.

Se o movimento tem LANCAMENTO_ID nos movimentos financeitos e DATA_MOVIMENTO for alterado e estiver diferente da DATA_REALIZADA do respectivo lançamento a DATA_REALIZADA deste lançamento será atualizada pela DATA_MOVIMENTO.
Valor que foi efetivamente realizado. Este valor é expresso na moeda da conta-corrente. Quando o valor for originado em moeda diferente, o valor de origem, moeda de origem e as taxas de cambio deverão ser informadas.
Data em que o título foi passado para situação de "Aberto". A edição do título deve ser bloqueada.
Conta contabil
Complemento ou informações adicionais do histórico do movimento financeiro do título. P.ex.: NF DE DEVOLUÇÃO Nº 166755, PG CX DA EMPRESA, nome do banco onde o título foi pago, etc.
Nome dado para identificar a conta-corrente (caixa).

As opções de conta-corrente oferecidas dependem dos acessos que o usuário tem às mesmas. Por padrão, o usuário terá acesso apenas às seguintes opções:
  • Contas-correntes que não tem restrição de usuários e que são de um dos estabelecimentos ativos que o usuário tem acesso.
  • Contas-correntes para as quais foi configurado que o usuário tem acesso do tipo "Administrar", "Lançar" ou "Consultar".
Data em que o lançamento foi registrado/incluído no sistema.
Informa a situação que se encontra este lançamento.
  • A pagar - O lançamento é um débito planejado.
  • A receber - O lançamento é um crédito planejado.
  • Pago - O lançamento é um débito já efetuado.
  • Recebido - O lançamento é um crédito recebido.
Calculado automaticamente da mesma forma que o código da conta, porém utiliza um número fixo de dígitos para cada nível e é utilizado para a correta ordenação dos registros.
Ex:
  • 001
  • 001.001
  • 001.002
  • 001.002.001
  • 002
Representa um valor financeiro relacionado a débito ou crédito. Valores negativos são considerados débitos e são apresentados em vermelho e com a letra D logo atrás do valor. Valores positivos são apresentados em preto e com um C atrás.
Valor planejado para o lançamento. Utilizado para representar lançamentos previstos para análises de fluxo de caixa.
Texto opcional para acrescentar observações ao lançamento.
Número do título.

Se o título estiver em manutenção e a preferência FINANC.TITULOS.NUMERAR_EM_MANUTENCAO for "S", o titulo será numerado conforme o campo Número do título do tipo de titulo estiver configurado.
DEPRECIADO!!! - EstE atributo não é mais utilizado.
Informa qual o tipo de documento usado para o lançamento.
  • Boleto
  • Cheque
  • Espécie
  • Vale
Conta gerencial "completa" utilizada como facilitadora para pesquisas das contas.
Conta orçada para um projeto
Código estruturado da conta contábil.
Ex:
  • 1.1
  • 1.2.3
  • 1.2.4.4
Documentos vinculados ao lançamento
Código contábil reduzido para ser usado nas operações contábeis
Título da conta contábil.
Ex:
  • Ativo
  • Caixa
  • Circulante
  • ICMS
Arquivos anexos para o lançamento, tais como cópia do comprovante, boleto, etc.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Comportamento:Topo

Pesquisa simples (SEARCH)

Campos utilizados para pesquisa genérica
Topo

Clonar

Clonar o registro, criando outro igual, e abriando a tela de edição dele.
Topo

Relatório de caixa

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
PAGAMENTO DE JUROSA pagar
RECEBIMENTOA receber
DESCONTOPago
ADIANTAMENTO DE CLIENTERecebido

Configurações

CAIXAS.CAD_LANC_CAIXA_CONTAS_CORRENTES.ORDER_BY

Ordem de apresentação dos registros

Valor padrão: data_realizada desc, ordem

Regras

Ajustar campos conforme caixa

Ao informar o caixa, informar a moeda.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Caixa origem" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Conta-corrente" do formulário "Alterar"

Apresentar documentos da pessoa

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha eletrônica"

Apresentar documentos vinculados ao lançamento

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha eletrônica"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Relatório de caixa"

Apresentar informações

Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Histórico" do formulário "Novo"

Apresentar link para título

Apresentar o link para o título
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

Apresentar pessoa

Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Pessoa" do formulário "Novo"

Apresentar saldo agrupado somente na lista agrupada

Apresentar saldo agrupado somente na tela agrupado caso for lista não deve apresentar esta informação
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"

Atualizar saldo

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha eletrônica"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Relatório de caixa"
  • Antes de cada registro da lista agrupada formulário "Listar"

Bloquear ordenações

Bloquea que o usuário faça ordenação.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"

Incluir o filtro dos lançamentos para estabelecimento

Não deve ser apresentado movimentos de estabelecimentos que o usuário não possui acesso.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Label da número de repetição depende do tipo

Label da número de repetição depende do tipo e será vazio, Meses ou Semanas.

Limitar as contas contabeis

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

Popular campo de contas contábeis

Popular o campo de contas contábeis
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Repetir lançamentos

Quando informado uma regra de repetição, executa-la conforme indicado pelo usuário.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Salvar valores

Salvar valor de planejados.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"