Bens materiais

Índice

Bens materiais

BENMAT.CAD_BENS_MATERIAIS

Descrição

Manutenção do cadastro de bens dos estabelecimentos.

Os bens materiais são unidades de um determinado produto. Cada bem material está vinculado a um produto "modelo", também cadastrado no sistema e normalmente referenciado pela sua marca e referência. Uma vez cadastrados, os bens materiais recebem um código de identificação formado pelo código de identificação do produto-modelo seguido por um hífen e uma sequencia, podem ter um número de série e uma etiqueta de identificação patrimonial (opcional).

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Bens materiais:

Campos:

Código de identificação global do bem. Calculado automaticamente pela concatenação do código do produto modelo seguido de uma sequencia. Exemplo: 9023-1, 9023-2, 9023-3, etc.
Código do produto que identifica o modelo do bem. Todos os bens materiais devem estar relacionados a um produto (modelo) previamente cadastrado no sistema. Caso o modelo não esteja cadastrado e o usuário tiver acesso, ele poderá fazer o cadastro rápido do modelo clicando no botão "+" ao lado que acessa a interface Modelos de unidades de produto.
Texto livre para descrever o bem. Caso não informado, o sistema irá repetir a descrição do respectivo produto modelo.
Nome da marca.
Ex:
  • COCA-COLA
  • PEPSI
  • FRUKI
Código/referência do modelo do bem.
Situação atual do produto.
  • Aprovado - O produto tem uma data de aprovação registrada e pode ser usado nos processos que exigem produtos aprovados.
  • Baixado - Foi informada a data de baixa do produto, tornando o produto inativo.
  • Cancelado - Foi informada a data de cancelamento do produto, tornando o produto inativo. Por padrão, produtos cancelados não são apresentados nas pesquisas de produtos no sistema. Serão mantidos todos os registros do produto cancelado para efeito de consultas de operações realizadas com o produto enquanto este esteve ativo. Quando um produto é cancelado, qualquer preço vinculado a ele é automaticamente inativado!
  • Pendente - O produto foi registrado mas não existe um aprovação formalizada.
Tipo de produto do bem material (sempre igual ao do produto modelo).
Denominação da unidade de medida. P.ex.: metro, metro quadrado, metro cúbico, milheiro, unidade, peça, quilograma.
Número de série do bem, caso exista. Pode ser, por exemplo, a identificação do chassis de um veículo.
Texto livre para incluir uma descrição detalhada do bem. Esta descrição pode acrescentar características diversas como peso, dimensões, composição, aplicação, etc.
Pessoa que é o atual proprietária do bem. Na inclusão, o sistema sugere o estabelecimento do usuário.
Tipo de estoque que deve ser movimentado na inclusão do equipamento/bem material.
Por padrão, o sistema assume o tipo de estoque ATIVO IMOBILIZADO.
Caso necessário, configurar um valor diferente usando o padrão de preferência para valores "default":
BENMAT.CAD_BENS_MATERIAIS.TIPO_ESTOQUE.DEFAULT_VALUE
Ex:
  • Estoque
  • Matéria-prima
  • Revenda
  • Em terceiros
  • De terceiros
  • Consumo
  • Ativo imobilizado
  • Ferramentas
  • Consignação de terceiros
  • Consignação em terceiros
  • Feiras
  • Para garantia
  • Em garantia
Código de identificação única do patrimônio no estabelecimento.
Ex:
  • 89562
  • 9856
  • 1315
Código de identificação única do patrimônio no estabelecimento.

Texto livre para informar a ultima localização do produto no detentor.
Esta informação pode ser atualizada através de movimentos de estoque que indiquem um local para onde o produto foi movimentado.
Indica quem é a pessoa responsável pelo estoque. Este atributo é utilizado, por exemplo, para indicar com quem está um determinado bem material.

Por exemplo: Um estabelecimento que tem 10 notebooks (bens materiais). Os 10 notebooks estarão com propriedade e detentor definidos pelo estabelecimento, mas cada um teria um responsável diferente.
Indica quando o bem material é próprio ou de terceiros. Note que esta informação depende diretamente do estabelecimento ativo do usuário. Um bem apresentado como "Próprio: Sim" em um estabelecimento será apresentada como "Próprio: Não" para outro estabelecimento.
Informações sobre a aquisição do bem.
Identificação do item de documento que realizou a aquisição do bem. A opção de autocompletar apresenta apenas documentos de entrada do respectivo produto modelo no estabelecimento do proprietário.
Data de emissão do documento de aquisição.
Código do fornecedor (emitente) do documento de aquisição.
Espécie do documento de aquisição.
Número do documento de aquisição.
Valor de aquisição do bem conforme indicado no valor total do item da nota de aquisição.
Data de cadastro do bem no sistema.
Data da realização da baixa da unidade de produto ou equipamento. Indica que a unidade de produto foi eliminada (destruída, incinerada, desmantelada ou outro motivo qualquer).
Motivo da baixa da unidade de produto (equipamento ou outro bem). O preenchimento deste campo deve ser realizado juntamente com a data de baixa.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
COCA-COLAAprovado89562
PEPSIBaixado9856
FRUKICancelado1315
COCA-COLAPendente89562
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Pesquisa simples (SEARCH)

Campos utilizados para pesquisa genérica
Topo

Importar

Funcionalidade que permite importar dados para o bloco desejado.
Topo

Exportar

Funcionalidade que permite exportar os dados de um bloco.

Regras

Ajustar autocomplete para o item da nota

O autocomplete do item da nota deve apresentar apenas opções compatíveis com o proprietário (estabelecimento) e do produto modelo informados na tela.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

Ajustar visibilidade dos campos de aquisição

As informações da nota somente são visíveis quando o item do documento de aquisição for informado.
Quando o documento de aquisição for informado, a data de entrada é preenchida com a data de emissão do documento e não precisa ser apresentada.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Item documento de aquisição" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Item documento de aquisição" do formulário "Novo"

Apresentar campo de estoque

Quando informado um proprietário que seja o estabelecimento da empresa, deve ser habilitado o campo de tipo de estoque, desta forma permitindo que seja realizado o lançamento em estoque deste produto.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Proprietário" do formulário "Novo"

Apresentar o número do patrimônio

Quando for informado um proprietário, o número do patrimônio deve ser ajustado conforme cadastrado no sistema patrimonial.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Proprietário" do formulário "Novo"

Preencher informações da nota

Quando informar um item de nota, preencher as informações da nota.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Item documento de aquisição" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Item documento de aquisição" do formulário "Novo"

Registrar movimento de entrada no estoque

Quando informado o proprietário que seja um estabelecimento, e um tipo de estoque; será registrado um movimento de entrada neste estoque.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Salvar número do patrimônio

Salva o número informado como patrimônio para o estabelecimento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Sugerir descrição

Quando informar o modelo, sugerir a descrição do bem igual à do produto modelo. O usuário poderá alterar conforme desejar.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Modelo" do formulário "Novo"

Sugerir proprietário

Na inclusão, o proprietário vem sugerido com o estabelecimento ativo do usuário.
Eventos que disparam esta regra:
  • No início do formulário formulário "Novo"