Automatizações de registros

Índice

Regras de automatizações de registros

AUTREG.CAD_REGRAS_AUTOMATIZACOES_REGISTROS

Descrição

Configurações das automatizações de registros.

Campos:

Nome dado para identificar de forma única a regra de automatização.
Texto livre para descrever a regra de automatização.
Nome da entidade que origina os registros.
Determina quando a automatização deve ser executada.
  • Inclusão
  • Atualização
  • Exclusão
Indica os atributos que, quando alterados, disparam a automatização. As opções de atributos oferecidas dependem da entidade de contexto (origem) selecionado.
Indicador que determina a ordem com que as regras de automatização devem ser executadas.
Nome de identificação (único) do tipo de implementação. Ex: Java, SQL, Jasper, Rhino, etc.
Expressão que determina os registros que deverão ser criados a partir do contexto. A expressão é informada por um comando SQL que recebe um único parâmetro (representado pelo texto "?" dentro da expressão) e que retorna os dados do(s) registro(s) desejado(s). Note que esta expressão deve conter as condições necessárias que definem quando esta automatização deva ser executada, ou seja, a expressão WHERE deve conter tudo o que foi necessário para decidir quando cabe ou não a geração dos mesmos.

O SQL deve retornar linhas com os atributos dos registros que devem ser criados. Qualquer atributo pode ser informado. Note que todas as regras relacionada a entidade serão executadas da mesma forma que seriam no caso de uma manutenção direta através de alguma interface.

Além dos atributos, TODAS as expressões terão de incluir uma coluna a mais com o nome "_CHAVE" (não esqueça de incluir o "_" na frente). Esta coluna será utilizada para identificar o mesmo registro nos eventos de alteração.

Para entender melhor, digamos que a automatização da inclusão de uma determinada tabela tenha criado 2 registros em uma segunda tabela e que a expressão tenha gerado as chaves de identificação X-21 e X-22. Neste momento, o sistema mantém uma memória indicando o ID dos registros criados pela automatização e estas chaves. Mais tarde, se ocorrer uma alteração do mesmo registro na primeira tabela, a expressão é novamente verificada. Caso ela retorne novamente 2 registros mas com chaves X-21 e X-28, por exemplo, o registro criado originalmente com a chave X-21 será alterado, o criado com a chave X-22 será excluído e um novo registro com a chave X-28 será inserido.

Opcionalmente, a expressão poderá incluir uma coluna "_MENSAGEM" que, caso exista, irá gerar uma mensagem na interface para o usuário final na forma:
  • ${mensagem} inserido!
  • ${mensagem} alterado!
  • ${mensagem} excluído!

Exemplos:
  • Título de royalty para marca ACME alterado!
  • Tarefa de análise de crédito para o cliente ABC inserido!
  • Título de comissão a receber para o contrato 78954 excluído!
Indica o nome da entidade (tabela) que será gerada por esta automatização. Utilizado apenas se o tipo de implementação não for informado.
Indica que todos os registros criados através do processo de automatização devem ser excluídos no caso de exclusão do objeto que originou eles. Utilizado apenas se o tipo de implementação não for informado.
Define os registros já criados possam ser deletados, caso a mesma regra para o mesmo registro retorno nenhum valor. Utilizado apenas se o tipo de implementação não for informado.
Regras de automatização inativas não são executadas.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
InclusãoNão
AtualizaçãoSim
ExclusãoNão
InclusãoSim
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Clonar

Permitir que seja realizada uma nova regra utilizando como base uma regra já existente.

Regras

Ajustar campos conforme tipo de implementação

Os campos entidade, exclusão em cascata e exclusão automática devem ser apresentados somente se o tipo de implementação não for informado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de implementação" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Tipo de implementação" do formulário "Novo"

Popular atributos

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Contexto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Contexto" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Entidade" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Entidade" do formulário "Novo"