Apurações e escriturações de tributos

Índice

Ajustes de apurações de tributos

APURACOES.CAD_APTRAJU

Descrição

Interface para manutenção e ajustes das apurações de tributos.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Ajustes de apuração:

Campos:

Código do ajuste de apuração e dedução
Descrição para o código
Descrição complementar do ajuste de apuração
Valor do ajuste da apuração
Tipo de emitente do documento. Determina se é a empresa a emissora do documento ou se este foi emitido por outra pessoa/empresa.
  • Próprio
  • Terceiro
  • Outros - Utilizado para documentos que são apenas monitorados pelo estabelecimento. O estabelecimento não está diretamente envolvido no mesmo. Exemplo: Documentos de compra/venda realizadas diretamente entre fornecedores e clientes em que o estabelecimento é apenas um mediador das partes.
Número da chave de acesso para documento fiscal eletrônico (Nota Fiscal Eletrônica, Conhecimento de Transporte Eletrônico, Manifesto de Transporte Eletrônico ou Nota fiscal de Serviço Eletrônica).
  • Para documentos modelos 55 (NFE), 65 (NFCE), 57 (CTE), 67 (CTEOS), 58 (MDFE) o tamanho é 44 números, com validação de dígito verificador.
  • Para documentos modelo NFSe não existe tamanho fixo e não existe validação do conteúdo.
Tipo de operação do documento
  • Entrada
  • Saída
Domínio primitivo para representar/implementar atributos do tipo data. O horário é irrelevante. As consultas são tratadas em faixas de valores.
A representação STRING do valor é sempre no formato YYYYMMDD conforme a ISO-8601.

Propriedades (format)

show-datepicker

Indica se deve ou não aresentar o ícone que permite escolher uma data. Valores aceitos: S/N

Para utilizar valor com parâmetros ver FAQ: Como utilizar SYSDATE em domínios do tipo "data" como parâmetros em dashboards e relatórios?
Domínio que representa um campo de entrada livre que possui uma lista de valores que podem ser usados como opção. A sua aparência é semelhante a do domínio opção, MAS permite que se informe um valor livre.
As opções apresentadas devem ser informadas através de uma LOOKUP_SQL.
Internamente, este domínio tem um funcionamento identico ao DECIMAL, porém pode ser utilizado como se fosse um domínio VALUE.
A diferença está no fato do domínio tratar as casas decimais de forma fixa.

Propriedades (format)

min-value, max-value

Ver Limitar valores de campos para uma faixa de valores (min-value, max-value)
Permite filtrar os documentos por espécie (NFe, NFCe, etc).
Domínio para mapear as opções desejadas de uma entidade associativa. Funciona de forma semelhante ao domínio SELECAO, porém a interface é composta por um conjunto de check-boxes.
A largura irá indicar o número de colunas utilizadas para check-boxes.
A altura dependerá do número de opções existentes e é ignorada.

Na consulta, apresenta os check-boxes. Se o usuário não selecionar nada, lista todos os registros. Se o usuário selecionar alguns valores, então lista apenas os registros que tenham pelo menos um dos valores selecionados.

Propriedades (format)

select-controls

Apenas se view-mode:column (padrão). Define se deve ou não apresentar botões para marcar ou desmarcar todas as opções.
  • both (padrão) - Apresenta mini-botões para marcar e desmarcar todas as opções.
  • none - Não apresenta os mini-botões.

sortable

Indica se o componente permitirá mudar a ordem dos campos ou não.
  • true: Permite arrastar os campos para mudar a ordem.
  • false: Não permite mudar a ordem dos campos (padrão).

view-mode

Define o modo de apresentação dos registros:
  • columns (padrão) - Cada registro tem um texto de descrição que é apresentado para a opção. Conforme as dimensões disponíveis, várias opções podem ser apresentadas na mesma linha.
  • table - Cada registro tem um conjunto de atributos apresentados na forma de uma pequena tabela. Os dados destes atributos são informados da mesma forma que as tabelas do domínio Wiki (colunas separadas pelo caractér "|").

field-labels

Permite definir os títulos das colunas quando utilizando view-mode:table. Exemplo:
view-mode:table; field-labels:| Título|Tipo | Data | Previsão | Valor| Saldo|

Operações

Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Incluir documentos

Apresentar os documentos que estão disponíveis para vinculo na apuração
Comportamento:

Regras

Ajustar campos da tela

Ajustar os campos da tela conforme o código de ajuste de apuração
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Código de apuração" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Código de apuração" do formulário "Novo"

Apresentar documentos para vincular

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Incluir documentos"
  • Ao alterar campo "Data emissão" do formulário "Incluir documentos"
  • Ao alterar campo "Espécie" do formulário "Incluir documentos"
  • Ao alterar campo "Natureza de operação" do formulário "Incluir documentos"
  • Ao alterar campo "Tipo operação" do formulário "Incluir documentos"
  • Ao alterar campo "Valor ICMS" do formulário "Incluir documentos"

Montar tela de documentos

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Incluir documentos"